
Eu queria começar a mostrar fotos de telescópios refletores, pelos de 76mm, mas esses telescópios são usados muito pouco para Astrofotografia e a verdade é que não achei nada digno para este tipo de telescópio. Já para refletores de 114mm, é possível achar muita coisa boa.
Lembro que algumas fotos mostradas são tiradas por astrofotógrafos experientes, com conhecimento em processamento e com os acessórios corretos, como uma boa câmera fixada ao telescópio e uma montagem com acompanhamento. Por isso não espere adquirir qualquer refletor de 114mm e semana que vem aparecer com fotos como a que eu mostrarei abaixo. Além disso, a qualidade ótica vária de equipamento para equipamento.
O argentino Israel Battistone conseguiu essa impressionante imagem de Júpiter com um refletor 114m F8, uma ocular SMA de 10mm, Barlow 2x e uma câmera Canon A540. A montagem foi uma EQ1. A foto é fruto de cerca de 30 frames processados no Registax. Essa é uma das melhores imagens que se pode ter com um telescópio desses. Com certeza não foi fácil. Eu achei outras fotos de Júpiter com esse nível de detalhes o que prova que é possível arrancar algo assim com um 114mm de boa qualidade ótica e a câmara certa (uma SPC900nc ou Toucam).
Essa de Saturno foi tirada com um Celestron Astromaster 114mm e uma Canon A3100 IS. A imagem foi processada no Registax e no Gimp, O autor foi Shropshire lad (apelido). Eu não achei nada de Saturno comparável com a imagem de júpiter acima.
Essa imagem de Marte, a única que achei para um refletor de 114mm foi tirada por Jeb Mayers, com um Tasco Luminova 114mF900 e uma Canon Powershot G5. É possível perceber levemente as calotas polares do planeta.
Gunter (apelido de um usuário do fórum do Astronomy.com), conseguiu essa imagem de Vênus com sua câmera Kodak EasyShare em seu refletor de 114mm.
Com um Meade 114mm e uma Phillips Toucan Pro II Christopher Dignan conseguiu essa boa imagem da Cratera Platão, na Lua.
Se colocados numa boa montagem e com uma boa câmera, mesmo os telescópios mais baratos, quando possuem um ótica pelo menos aceitável, são capazes de gerar boas imagens. Usando um Orion Starblast, o modesto telescópio da foto abaixo, mas sobre uma montagem LXD55 (me parece equivalente a uma EQ-3 com Sys Scan) e uma Meade DSI, :John McSorley conseguiu a excelente imagem da Nebulosa de Orion (M42) que você vê acima. Para esta foto McSorley empilhou 22 frames de 30 segundos.
![]() |
O Orion Starblast com seus 113mm |
Fonte: https://andolfato.blogspot.com.br/2011/11/fotos-tiradas-com-refletores-de-114mm45.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário