quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O mapa estava errado o tempo todo e nós só percebemos agora...

Mapas mentirosos - Mapa-múndi tem distorções de tamanho inacreditáveis

O onipresente mapa-múndi nos parece algo definitivo, mostrando todas as formas de nosso planeta, com seus vários continentes e países de uma maneira que parece muito precisa e imparcial, mas você sabia que eles podem estar completamente distorcidos?

Sim, é isso mesmo! Pode parecer difícil de acreditar, mas aquela representação do nosso planeta que estamos acostumados a encontrar nos livros de geografia NÃO é completamente precisa na representação do nosso planeta como ele é na realidade.

Mapa-múndi com erros de proporção

Acontece que, pelo fato do nosso planeta ser esférico, fica muito difícil colocá-lo em um mapa plano, e por isso seria natural encontrarmos algumas pequenas distorções resultantes de ajustes necessários à cartografia.

Mapa-múndi com recortes devido ao formato esférico

Veja que a imagem acima representa o nosso planeta com os recortes resultantes do seu formato de esfera, mas não podemos simplesmente preencher os espaços com algo que não existe na realidade. E o problema é que as atuais distorções são muito maiores do que realmente precisavam ser...

Comparação do tamanho real do Brasil com relação a Austrália, EUA e Europa
Comparação do tamanho real do Brasil com relação a Austrália (canto esquerdo superior), EUA (canto esquerdo inferior) e Europa (lado direito)

Tudo começou com a 'Projeção de Mercator', que foi feita por Gerardus Mercator em 1569, e sempre foi alvo de críticas por colocar a Europa bem no centro do mapa, e fazê-la parecer bem maior do que realmente é...

Projeção de Mercator, a mais utilizada porém mais incorreta
'Projeção de Mercator', a mais utilizada porém mais incorreta nas proporções reais dos continentes e países

E se você está duvidando, basta olhar na maioria dos mapas disponíveis na internet, e ver que lá a Europa parece ser quase do tamanho do Brasil, quando na realidade, com cerca de 6 mil quilômetros quadrados, ela é quase metade da América do sul que tem mais de 11 mil quilômetros quadrados!

Comparação real de tamanho Europa América do Sul
Comparação real de tamanhos entre Europa e América do Sul

Além disso existem nele várias outras distorções nos extremos norte e sul do globo, onde por exemplo, a Antártida parece bem maior que a África, quando na verdade a África é quatro vezes maior...

Comparação real de tamanho entre África e Antártida
Comparação real de tamanho entre Antártida (em azul sobreposto), África e parte da Europa.

Com o tempo os livros começaram a mostrar uma outra outra representação do mapa mundial feita em 1805 pelo cartógrafo alemão Karl Mollweide, a 'Projeção de Mollweide', que é mais utilizada nos dias atuais, mas mesmo essa representação também não é precisa.

Mapa-múndi de acordo com a 'Projeção de Mollweide'
Mapa-múndi de acordo com a 'Projeção de Mollweide', a mais usada atualmente, porém não é proporcionalmente precisa.

O problema principal da maioria dos mapas é que eles representam os países do hemisfério norte em uma posição no mínimo privilegiada, ao invés de tomarem como ponto de partida a linha do equador, por exemplo. Repare na imagem abaixo como a linha do equador não está centralizada, dando a impressão que o hemisfério norte é maior que o hemisfério sul.

Mapa com linha do equador
Mapa com linha do equador distorcida, passa a impressão que o hemisfério norte fosse maior.

E por causa disso outros cartógrafos resolveram fazer outras projeções, que eles consideraram como mais precisas, mas que até hoje são alvo de muita polêmica. Uma delas é 'Projeção de James Gall', criada em 1885, onde o mundo parece bem diferente daquilo que estamos acostumados a ver.

O mapa Gall–Peters com cilindros que representam a deformação em virtude da equalização da área cilindrica
O mapa Gall–Peters com cilindros que representam a deformação em virtude da equalização da área esférica.

Depois disso, em 1974, Arno Peters aprimorou o mapa de James Gall, dando origem a 'Projeção de Gall-Peters' (Gall de James Gall e Peters de Arno Peters) que é considerada como a representação mais fiel do nosso planeta, com os tamanhos dos continentes e países representados de forma muito mais precisa.

Mapa-múndi - Projeção de Gall-Peters
Mapa-múndi - Projeção de Gall-Peters, que é considerada a mais precisa na representação real das proporções de nosso planeta.

É... de fato as aparência podem mesmo enganar, e até em dispositivos de mapas online temos representações pouco precisas, que não podem ser usadas para termos uma comparação exata de tamanhos... e alguns vídeos na internet elucidam de maneira especial esses problemas.

Os vídeos estão em inglês, mas você pode colocar as legendas em português clicando no ícone da legenda, depois na engrenagem, e então "legendas CC"  e "Traduzir automaticamente", aí é só escolher o seu idioma.


E você, já sabia das distorções dos mapas-múndi que estamos tão acostumados a ver? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários! Afinal, quando você descobriu que os mapas não estavam tão corretos quanto nós acreditávamos?


Fonte: http://www.curtoecurioso.com/2016/10/mapas-mentirosos-mapa-mundi-tem-distorcoes-de-tamanho-dos-continentes.html

Um comentário: