Na região de Peirópolis, distrito da cidade mineira, estão algumas das jazidas de fósseis de dinossauros mais ricas do país e lá está localizado o museu da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que foi para quem o DNPM anunciou a cessão dos ovos encontrados.
Segundo Luiz Carlos Borges Ribeiro, geólogo da UFTM, as informações anônimas sobre os itens provavelmente estejam corretas. A região de Uberaba é única do país, até hoje, em que foram encontrados ovos 'inteiros' desses animais antigos.
Possivelmente, os fósseis descobertos sejam de 70 milhões de anos atrás, época próxima do fim dos dinossauros na Terra. Ao que tudo indica, esses ovos encontrados devem ser uma espécie de titanossauro, um animal enorme, herbívoro e quadrúpede, com um pescoço longo. Nessa região, muitas espécies como essa já foram descobertas, sendo que a maioria delas possuía mais de 20 metros contando da cabeça até a ponta da cauda.
Para os pesquisadores, a recuperação desses itens foi uma 'sorte', e agora eles têm a esperança de que restos de embrião ainda estejam no interior dos ovos. Para descobrir isso, eles vão submeter os fósseis a tomografias computadorizadas e uma análise química dos elementos presentes na casca também será realizada.
Réplica de um titanossauro exposta em Peirópolis, distrito de Uberaba-MG
(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
Nenhum comentário:
Postar um comentário